terça-feira, 10 de agosto de 2010

Roda Viva!

Um dos grandes problemas de nossa sociedade é a roda vida em que ela própria nos envolve: ganhar mais para gastar mais; ganhar mais ainda porque gastou demais!

Esta foi a quebra que fiz em minha visão; este foi o ciclo que quebrei em minha vida. E lhes asseguro que não é fácil: meus amigos ainda são os mesmos, ando nos mesmos ambientes - só que numa frequência menor, claro! -; continuo gostando das mesmas coisas. A pressão social existe sim, mais ainda de nossos prórprios familiares. Mas continuo a ter o respeito e a consideração de todos; da grande maioria, para não errar; de alguns, até mais que antes.

Para se viver com dignidade, não se necessita de tanto assim (eu que penso!). O consumismo desenfreado é que nos impele à sacrifícios enormes, entre estes o esquecimento de nossa qualidade de vida e do bem-estar emocional de nossa família, só pra exemplificar. Em geral, abrimos mão de aspectos importantes de nossas vidas pelo "dinheiro" que se deve ganhar, acumular.

E há coisas impagáveis, que estão inclusas nesta feliz frase da poetisa Glória Diógenes: "Acho que a vida pede passagem para tantas dimensões dela própria, e que ficam esquecidas!".

Há de se definir o que realmente importa a cada um de nós e, a partir desta constatação, agir em direção a elas! Não quero em momento algum insinuar, sequer, que minha opção é a mais correta! Só sei que somos, ao final de tudo, apenas a soma de nossas escolhas!