quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

ICC - Um patrimônio dos Cearenses!

Cada situação na vida é especial. Umas boas; já outras, nem tanto.

E para essas que não são tão agradáveis assim é que existem instituições que agregam profissionais das mais diversas área, para nosso auxílio e conforto. O que posso fazer é oferecer meu testemunho acerca de uma dessas instituições 'para horas não tão boas assim': o Instituto do Câncer do Ceará - ICC.

Há aproximadamente 6 meses, foi detectado um câncer em meu pai. Desde então, estamos circulando por este instituto, e entre tantas idas e vindas não houve um só dia em que não fôssemos muito bem recebidos, tratados, considerados e atendidos, tanto pelos mais graduados profissionais da área como pelo mais simples servidor.

Por nosso eterno 'sofrimento' em intermináveis filas e por gravitar entre grosserias e descasos de servidores dos mais diversos órgãos públicos de nosso país, é mais que normal a reclamação, o descontentamento, a sensação de descaso, a incompetência, a eterna agressão à cidadania, enfim.

Porém, quanto ao ICC, não há como construir qualquer crítica ou expressar o mais singelo desassossego. Como se de um grande centro fosse, do material ao atendimento, da orientação à execução coerente e segura, da limpeza à alimentação, tudo é do mais alto nível e demonstra um extremo cuidado e atenção com todos os que dele se socorrem.

Fica, aqui, o agradecimento sincero de toda a família Machado, em nome de meu pai e de todos nós que ainda percorremos seus corredores.

Quais os parâmetros de nosso judiciário?

Maluf considerado 'ficha limpa'; contas da Erundina aprovadas pelo TCU após 19 anos de análise; Rosinha Garotinho liberada pela justiça para assumir prefeitura de Campos novamente; Tiririca sabe ler e escrever, após 9 horas de tentativas de interpretar uma simples manchete de jornal; e tantas outras notícias nesta linha nos aparecem todos os dias sem que saibamos bem o que nosso judiciário e órgãos fiscalizadores estão fazendo.

Espanto geral a cada nova manchete! E fico a pensar no que se baseia a justiça no Brasil, se em Leis, se em acordos ou chantagens, se em interesses políticos, se econômicos ou se em todas essas coisas ao mesmo tempo.

Em todas essas coisas ao mesmo tempo, só que não necessáriamente nesta ordem. Ao que parece, a ordem é acordos e chantagens, econômico, político, e, por último, a Lei. Na faculdade de Direito havia uma máxima que dizia: 'Para os amigos, a justiça; para os inimigos, a Lei!'. E é assim em nosso jardim florido chamado Brasil, onde a cada novo ano novas e velhas 'tulipas', com bocas bem abertas e sedentas, nos chegam ao poder, insaciáveis e insandecidas, querendo recuperar o tempo perdido ou ainda não aproveitado.

Botox: A vaidade da morte!

A cultura da beleza protagoniza capítulos lamentáveis, onde até jovens chegam a morrer nas mesas de plásticas e em tratamentos hediondos.

Um desses tratamentos é o 'Botox' que nada mais é que a mesma Toxina Botulínica, enfraquecida em sua atuação mas que é a mesma responsável pelo Botulismo, doença grave geralmente adquirida através de conservas estragadas ou mal acondicionadas.

É inimaginável que, pela simples vaidade - muitas vezes desnecessária mesmo! -, se arrisque a vida com a utilização de uma toxina tão maléfica à saúde. E até sem ter a certeza de quem as produziu e distribuiu.

Pra variar, Ana Maria Braga, em seu programa exibido ontem, dia 15/12/10, e com sua voz de bêbada, omitiu essa informação tão importante em sua 'entrevista' com um médico. Mas não era de se esperar muito mais, tratando-se de um programa fútil e estruturado apenas em banalidades e falta de informações relevantes.

Adote um político necessitado!

Vamos pensar um pouco: quem é pai e mãe sabe que deve orientar seus filhos até que atinjam uma plena cidadania, o que implica saber de seus direitos e deveres e, acima de tudo, respeitar os direitos e deveres dos demais cidadãos. Este raciocínio encerra a certeza de que temos a obrigação de direcionar, aos que pouco conhecem, no bom caminho da honestidade, do caráter, da responsabilidade - inclusive social! -, no empenho com o trabalho, etc.

Por conta disso, lanço a campanha 'ADOTE UM POLÍTICO NECESSITADO!'... necessitado de aprendizado da cidadania mesmo, como falamos acima.

Escolha um político e passe a acompanhá-lo; e insista, como se um filho fosse, em sua boa formação. Cobre-o como a um filho; faça isso incansavelmente, até que ele esteja bem 'formado' para a convivência social. Não se descuide dele. E divulgue as suas cobranças; divulgue seus erros; mas divulgue, também, e como incentivo, seus acertos; tudo como se um filho fosse.

Espero que possamos melhorar nossa classe política, tão enxovalhada pelos maus. E eu já estou escolhendo o 'meu'!

http://bit.ly/dGrVnn