segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

UNE... o que é mesmo!

Se bem me lembro, UNE representava União Nacional dos Estudantes. E se bem me lembro ainda, estudante nunca foi gente que teve lá muito dinheiro disponível.

Imaginando como seria uma sede de entidade estudantil nos anos 60/70, é razoável pensar que não deveria haver lá muito luxo, nem lá muito espaço. Imagino algo meio que improvisado, num prédio improvisado - emprestado por algum simpatizante! -, com móveis improvisados, com equipamentos improvisados, cheio de ativistas voluntários, paredes grafitadas e pintadas com palavras de ordem, charangas e alguma baderna. Bom... desculpem-me, mas é assim que consigo imaginar.

Qualquer que tenha sido a agressão sofrida por esta entidade nos anos de chumbo, acredito que nenhuma explicaria uma indenização de R$ 30,0 milhões hoje, ainda mais se tiver sido apenas a destruição de sua sede, como disseram. O que eles tinham de tão valioso assim que possa ter gerado tamanho prejuízo! O dano moral foi tão gigantesco assim? Fico a imaginar!

De qualquer forma, é inconcebível que uma União de Estudantes possa vir a ter um prédio como o da maquete mostrada na reportagem da Rede Brasil Atual - http://gestao.redebrasilatual.com.br/temas/politica/2010/12/lula-lanca-no-rio-pedra-fundamental-da-nova-sede-da-une - e com projeto de Orcar Niemeyer. É um acinte à boa-fé do povo brasileiro!

E afinal de contas, a UNE ainda é uma entidade estudantil? Ou uma multinacional importante? Ou um partido político, e dos grandes? O que foi que eu perdi? Perdi alguma coisa? Não estou mais entendendo nada!

Cadê esse povo todo!

Somos sempre bombardeados pela propaganda governamental de aumento de matrículas na rede pública de ensino ano após ano, e não se vê qualquer melhora cultural ou educacional em nosso país. Aonde este pessoal todo vai parar, no exterior?

O INEP divulgou hoje que 42,9 milhões de matrículas foram realizadas na rede pública de ensino neste ano de 2010. Some-se a isso o número de jovens que 'concluiu' o ensino médio e ingressou nessas faculdades da vida - que se proliferaram como ratos de esgoto, a sugar detritos das escolas todas e a expurgar escórias profissionais! -; some-se, ainda, os que concluíram este ensino 'superior'; some-se, até, os que ficaram pelo meio do caminho tanto no ensino fundamental, quanto no médio, quanto no superior e que, afinal, aprenderam alguma coisa. Aonde está este povo todo! Porque, então, não se consegue melhorar o nível cultural de nosso país, que, ao contrário, só bate recordes negativos nos índices comparativos de escolaridade nas pesquisas internacionais!

Não há necessidade de ser gênio para tirar uma conclusão óbvia disso tudo: a resposta está no 'o que' e no 'como se ensina'!
O Brasil é o país do 'faz-de-conta': faz de conta que ofereço ensino de qualidade e faz de conta que os alunos estão estudando e aprendendo. Isto basta pra fazer propaganda!

Greve vira moeda de troca desonesta!

Ninguém haverá de pensar que o direito de greve é absurdo. Claro que é legítimo por ser o último argumento de negociação, já que nosso sistema judiciário 'delega' ao próprio trabalhador a obrigação de fazer valer seus direitos, mesmo contra o poderoso capital; como se tirasse de si - o judiciário - o problema.

O aspecto social deve sempre ser lembrado e considerado como importante em qualquer negociação entre categorias profissionais relevantes à população, incluindo-se aí a saúde, o setor bancário, a educação, os serviços públicos em geral, aeroviários, dentre outros.

A greve já anunciada pelos aeroviários para ser deflagrada agora no próximo de 23/12 é uma grande covardia social, um descaso completo e um desrespeito ainda maior com os que 'pagam' os seus salários, afinal. Quantas famílias estarão separadas nesta data por mera 'necessidade' de uns poucos? É correta a escolha desta data? Não será apenas a utilização da desgraça alheia em benefício próprio? Há o resto do ano para isso e com várias datas menos prejudiciais à população e com igual prejuízo aos empresários, tenho certeza.