segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ONU: só por dinheiro!

Estamos acompanhando estarrecidos o desastre anunciado na região serrana do Rio de Janeiro, o que nos deixa perplexos quanto ao descaso administrativo dos poderes executivos nele envolvidos. Além disso, pergunta-se se alguma entidade ligada a direitos humanos ou de classe não agirá em favor do povo brasileiro, pedindo o indiciamento de todos os administradores negligentes envolvidos nesta tragédia, crime claramente tipificado em nosso Código Penal como Homicídio Culposo, aquele que é consumado por imprudência, imperícia ou negligência. Acredito ser esta a única forma de se coibir novas catástrofes iguais.

Da mesma forma que no Rio de Janeiro, o mundo ainda se vê às voltas com uma tragédia ocorrida há um ano no Haiti, terremoto implacável que dizimou cidades, pessoas, estruturas, vidas. Nada foi feito em prol daquele povo que padece de um sofrimento aparentemente eterno e insolúvel, tal como acontece em relação às nossas enchentes e secas.

O que mais chama a atenção é que, assim como aqui, no Haiti nenhuma medida realmente eficaz é tomada pelas entidades ditas sérias para que se resolva de uma vez por todas as causas que continuam a explicar as mesmas mazelas ano após ano, governo após governo, esperança após esperança.

O que faz a ONU - Organização das Nações Unidas - em favor de povos realmente carentes e necessitados de assessoria e voz? Esta organização, teoricamente com poderes acima das próprias nações isoladamente, tem o condão de interferir na ordem mundial para minorar o sofrimento de povos reféns de maus administradores, apesar de nada fazer neste sentido. Vemos sua interferência 'ágil e eficaz' apenas quando se trata de interesses econômicos de alguns poucos países, eximindo-se num silêncio sepulcral de expressar sequer opinião acerca de qualquer aspecto diferente deste.

Assim como quando uma empresa decreta falência é nomeado um curador da massa falida, na tentativa de reerguer-la, o Haiti necessita de uma intervenção, de uma invasão que seja, de uma tomada até para solucionar de vez a situação dramática daquele povo que vive à míngua e com o chapéu na mão em busca de uma simples refeição diária.  A ONU deve 'tomar' o Haiti para somente devolvê-lo numa situação humanitária minimamente aceitável à condição humana, abrindo processos na corte de Haia contra todos os seus ditadores por crimes contra a humanidade.

2 comentários:

  1. é de chamar a atenção mesmo que todos os anos aconteça a mesma coisa nas mesmas regiões e nada seja feito... só podem ter interesses maiores mesmo por trás disso tudo.
    enquanto isso, quem paga o pato é o povo, negligenciado pelo poder público...

    ResponderExcluir
  2. Ei... seja bem vinda à nova fase do blog! Adoro sua participação e, por este seu comentário, percebo que está ficando mais politizada. Muito bom!

    De qualquer forma, esta negligência de que o povo é vítima só acabará quando os negligentes forem postos na cadeia; nunca antes disso!
    Beijo, Milla!

    ResponderExcluir

Sua participação é importante para o desenvolvimento deste blog.
Poste seu comentário.
Obrigado por sua visita e participação.
Valcir Machado