terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Médicos no interior.

Opinião.


Médicos no interior.


O Governo Federal tem propiciado a interiorização do ensino superior com a abertura de universidades e institutos federais por todo o país, e essa é uma realidade da qual não podemos nos furtar. Além disso, já existem campi estaduais em algumas grandes cidades fora da área urbana das capitais.

Vivemos hoje uma situação completamente inesperada para qualquer nação, povo ou sociedade: a falta de médicos em muitas cidades no interior de nosso Brasil.

Penso que se é a sociedade quem propicia a boa formação desses profissionais, nada mais justo do que esses retribuírem este benefício de alguma forma. E entendo que deveria haver a obrigatoriedade de, ao final de seus cursos caros mas que pra eles foram totalmente gratuitos, prestarem serviços nas cidades mais carentes de nosso país como carga horária complementar e indispensável à efetiva autorização do exercício da profissão. Penso que um ano seria um período bem justo para esta última etapa, sem a qual devidamente cumprida o formando ainda não estaria apto ao exercício legal da profissão.

Complemento a ideia entendendo ser justo que recebam os salários oferecidos pelas prefeituras, que, diga-se de passagem, não são pequenos.

Acredito que o problema da saúde seria bem amenizado com uma simples alteração curricular das Universidades Públicas, federais e estaduais, e o benefício social seria inestimável.

Aceito bem, como sempre, as opiniões divergentes.