quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Uma unanimidade!

Dizem que toda unanimidade é burra! Sim, já ouvimos muito isso por aí! Digo, hoje, que nem toda!

Temos uma unanimidade que, longe de ser burra, é mais que merecida: Caubyr Machado!

Nos meu 46 anos de vida, nos 50 de meu irmão, nos 74 de minha mãe e nos tantos outros de todos vocês,  nunca se ouviu nada diferente de 'O Caubyr ser um homem justo, honesto, cordial, humano, gentil, humilde, conciliador, pacificador, bom pai e bom marido...', e por aí vai!. Enfim, não há - pelo menos nunca chegou aos nossos ouvidos nem aos ouvidos de nenhum dos presentes aqui, tenho certeza! - opinião diferente ou que denegrisse qualquer conduta dele. Então, uma unanimidade! E uma gentil e correta unanimidade.

Conversando com um amigo, ele me disse que 'o Tio Caubyr foi chamado porque lá em cima o bicho devia tá pegando; a coisa devia tá meio feia, e precisavam da ajuda dele por lá; sabe como é..., pra controlar a situação!'

Tento decifrar este homem com estas poucas palavras exatamente para, se possível, ser fiel à sua simplicidade como pessoa, como ser humano; que considerou a todos como únicos e importantes em si mesmos; que nunca desfez ou magoou a alguém propositadamente; que viu a vida com olhos de quem sempre entendeu seus mistérios e suas complicações e, nem assim, se assustou; que foi sereno em todos os momentos, até mesmo em seus últimos, com a resignação dos fortes e a compreensão dos sábios; que deixou importantes exemplos com seus silêncios, e que fazem enorme barulho dentro dos que com ele conviveram.

Em momentos como estes, sempre lembro de uma frase que nunca me saiu da cabeça - e nem saberia lhes dizer como entrou: 'A tristeza de tê-lo perdido não nos fará esquecer a alegria de tê-lo possuído!'

E é assim, Caubyr Machado: perdemos, hoje, o marido, o pai, o irmão, o avô, o sogro, o amigo, o aconselhador sereno, o complacente criterioso. Mas ganhamos, todos, um anjo provedor e protetor!

Esteja em paz, Caubyr, bem cuidado e cuidando com o zelo de sempre do que Deus doravante lhe incumbir!

..........
Vejam lindo texto sobre meu pai, carinhosamente escrito por Eveline Machado em http://evelinemmachado.blogspot.com.br/search?updated-max=2011-01-10T18%3A50%3A00-03%3A00&max-results=7
..........

3 comentários:

  1. Por tudo isso que ele representa, temos a certeza de que está sendo bem acolhido, assistido com o mesmo carinho que sempre dispensou a todos.
    Agora, colhe os frutos de sua honrosa passagem entre nós. Um dia, todos nos reencontraremos e, mais sábios, viveremos com maior consciência as oportunidades que o Pai, sempre misericordioso, nos presenteia, vida após vida.

    ResponderExcluir
  2. Cris e Elaine!
    Beijos e saudemos sempre a esse que, realmente, foi exemplo de muitas coisas boas!

    Beijo nas duas!

    ResponderExcluir

Sua participação é importante para o desenvolvimento deste blog.
Poste seu comentário.
Obrigado por sua visita e participação.
Valcir Machado