segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cadê esse povo todo!

Somos sempre bombardeados pela propaganda governamental de aumento de matrículas na rede pública de ensino ano após ano, e não se vê qualquer melhora cultural ou educacional em nosso país. Aonde este pessoal todo vai parar, no exterior?

O INEP divulgou hoje que 42,9 milhões de matrículas foram realizadas na rede pública de ensino neste ano de 2010. Some-se a isso o número de jovens que 'concluiu' o ensino médio e ingressou nessas faculdades da vida - que se proliferaram como ratos de esgoto, a sugar detritos das escolas todas e a expurgar escórias profissionais! -; some-se, ainda, os que concluíram este ensino 'superior'; some-se, até, os que ficaram pelo meio do caminho tanto no ensino fundamental, quanto no médio, quanto no superior e que, afinal, aprenderam alguma coisa. Aonde está este povo todo! Porque, então, não se consegue melhorar o nível cultural de nosso país, que, ao contrário, só bate recordes negativos nos índices comparativos de escolaridade nas pesquisas internacionais!

Não há necessidade de ser gênio para tirar uma conclusão óbvia disso tudo: a resposta está no 'o que' e no 'como se ensina'!
O Brasil é o país do 'faz-de-conta': faz de conta que ofereço ensino de qualidade e faz de conta que os alunos estão estudando e aprendendo. Isto basta pra fazer propaganda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para o desenvolvimento deste blog.
Poste seu comentário.
Obrigado por sua visita e participação.
Valcir Machado